O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou, nesta segunda-feira (26), durante evento na cidade de Goianira, que os profissionais da Educação serão a próxima categoria a ser vacinada contra a Covid-19, o que deverá ocorrer antes do final do mês de maio, uma vez que será iniciada com a finalização da aplicação efetuada nos idosos.

Uma das motivações para a imunização dos educadores é a viabilização do retorno das atividades escolares. “A partir [da vacinação dos idosos com] 60 anos, e antes do final do final do mês de maio, os professores já vão entrar no cronograma de vacinação para que possamos retornar a vida normal nas escolas, no segundo semestre. (…) Daqui uns dias, todo mundo na sala de aula!”, assegurou Caiado.

Estima-se que existem, no território goiano, mais de 106 mil pessoas neste grupo de profissionais da educação, conforme a previsão populacional elaborada pelo Plano de Operacionalização para a Vacinação Contra a Covid-19 no Estado de Goiás. Dentro desse total, 81.265 são do Ensino Básico e 24.843 são da Educação Superior.

Estes trabalhadores já estavam previstos como prioridade na última atualização goiana do Plano de Imunização. Entretanto, na estimativa anterior, os profissionais da educação estavam escalonados para receberam a vacina contra o novo coronavírus somente após as pessoas com comorbidades, à população privada de liberdade, os funcionários das prisões, as pessoas em situação de rua, e os profissionais de segurança e salvamento – que já iniciaram sua imunização.