Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade | Foto: Reprodução/Santuário Basílica

A tradicional festa do Divino Pai Eterno será realizada de forma online neste ano, devido a pandemia da Covid-19 e transmitida pelos meios de comunicação da TV Pai Eterno, de 25 de junho a 4 de julho. O tema é “Pai Eterno, diante de Vós somos todos irmãos”. Em breve será divulgada a programação completa do evento.

Em coletiva de apresentação, ficou proibida as caravanas de fiéis e haverá ainda a instalação de seis barreiras sanitárias no município. O governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), pondera que a decisão acorre por conta da possibilidade de uma terceira onda da doença. Segundo o gestor ainda não é seguro realizar um evento do tamanho que é a Festa de Trindade de forma presencial.

De acordo  com o reitor do Santuário Basílica, o padre João Paulo Santos  as missas e outras atividades religiosas do evento serão realizadas por meio de transmissões  na internet, televisão e rádio. Ele aproveitou para explicar que pode haver possibilidade de visitação individual à imagem do Divino Pai Eterno, em alguns pontos e para isso uma estrutura será montada.

“Todas essas celebrações acontecerão sem a presença dos fiéis. Mas, haverá a possibilidade de visitação tanto no Santuário Basílica, como na igreja Matriz de Trindade. Será montada uma estrutura para o acesso dos fiéis aos pés da imagem do Divino Pai Eterno. A nossa orientação é para que os fiéis fiquem em casa”, afirma.

A Romaria de Trindade, hoje, é considerada o maior evento religioso do Centro-Oeste, segundo do Brasil e a maior Festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. Antes da pandemia, a cidade chegava a receber anualmente cerca de 6 milhões de romeiros durante todo o ano. Em 2019, última vez em que o evento foi realizado nos moldes tradicionais, cerca de 3,2 milhões de pessoas passaram por Trindade, nos 10 dias de festividades.

FONTE: Jornal Opção