O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) começa a emitir a partir dessa quinta-feira (30) o registro e licenciamento de carros pela internet e também para serem impressos em casa. O novo sistema promete dar mais agilidade e reduzir custos, mas sem perder a segurança.

O presidente do Detran, Marcos Roberto Silva, disse que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) fica disponível no site do Detran-GO após o pagamento de impostos e multas relacionados ao veículo. Os motoristas que quiserem ter o documento enviado pelo Detran precisarão fazer uma solicitação expressa, pessoalmente ou pelo aplicativo do órgão nos smartphones.

Além de ser disponibilizado online, o documento também poderá ser impresso em casa pelo próprio motorista e valerá como um documento oficial. Para evitar fraudes, o licenciamento terá um QR Code.

“Ele traz todas as informações do veículo e também do proprietário do veículo. Isso facilita a verificação pelos órgãos de segurança. Quando você é parado em uma blitz, em uma situação de verificação, então o próprio policial pode verificar o QR Code”, disse o presidente do Detran.

A mudança vai gerar uma redução de custos para o cidadão e para o órgão. “Essa mudança vai gerar uma economia para o cidadão no valor de R$ 48,08, no caso se precisasse tirar a segunda via. Agora, não vai ter mais essa cobrança de segunda via. Para o órgão, vai gerar uma economia de R$ 5,9 milhões”, explicou.

Além disso, a expectativa é dar mais agilidade aos processos. O documento é liberado em cerca de duas horas após o pagamento dos impostos necessários. “Aquelas pessoas que estão querendo viajar, elas pagam o documento, em duas horas o documento é liberado, ela imprime e pode viajar tranquilamente”, completou o presidente do Detran.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui