Ações de combate à criminalidade resultaram ainda na apreensão de 76 armas de fogo e na captura de diversos foragidos da justiça.

A Polícia Militar de Goiás realizou ao menos 216 prisões em flagrante no Estado, entre sexta-feira (13/08) e esta segunda (16/08). Nesse período, 59 pessoas que estavam foragidas da justiça foram recapturadas. As ações de combate à criminalidade resultaram ainda na apreensão de mais de 400 quilos de drogas, 76 armas de fogo e munições de diferentes calibres. As principais ocorrências foram registradas na capital, em Aparecida de Goiânia, Luziânia, Anápolis, Jataí, Itaberaí, Itumbiara, Posse, Guapó, Mineiros, Senador Canedo e Campos Belos.

Apenas em uma das diligências, militares do Batalhão de Choque apreenderam diversas peças de skunk (supermaconha) e maconha, totalizando cerca de 200 quilos. Os entorpecentes eram levados em um veículo, abordado durante ações de patrulhamento na GO-010, em Luziânia. Os policiais notaram a atitude suspeita do motorista e iniciaram os procedimentos de abordagem com sinais luminosos e sonoros. O condutor, contudo, desobedeceu às ordens e fugiu em alta velocidade, realizando ultrapassagens pela contramão e acostamento.

Durante a perseguição, o suspeito adentrou uma estrada vicinal e perdeu o controle da direção. Ele tentou fugir, mas foi interceptado. Os militares realizaram buscas no carro e localizaram os tabletes de drogas, escondidos em sacos plásticos. Durante entrevista, o indivíduo informou que havia saído de Uberlândia (MG) e que os ilícitos seriam distribuídos em Goiás e Brasília. Ele foi preso em flagrante e levado à Delegacia da cidade. A apreensão trouxe prejuízo aproximado de R$ 400 mil ao tráfico de drogas.

Em uma ação integrada, realizada na região sul do Estado entre a PMGO e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram apreendidos 29 tabletes de pasta base de cocaína. Os ilícitos foram encontrados após troca de informações entre equipes do Comando de Operações de Divisas (COD), Companhia de Patrulhamento Tático (CPT) do 5° BPM e a PRF. A droga era transportada em um veículo, abordado pela força-tarefa. O motorista foi encaminhado à Delegacia de Itumbiara. A apreensão resultou em prejuízo de R$ 2 milhões ao crime organizado.

Ainda no combate ao tráfico, policiais do Batalhão Rural efetuaram a detenção de um indivíduo, em Senador Canedo, com mais de 87 peças de maconha. O homem foi abordado no momento em que conduzia um veículo, na companhia de sua companheira. Após busca no carro e na residência do casal, foram encontrados os ilícitos. O indivíduo, que já possuía passagens por tráfico, confessou ser o proprietário dos entorpecentes e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil do município.

Já em Aparecida de Goiânia, equipes do Choque apreenderam em uma única ocorrência seis armas de fogo. Os equipamentos estavam em posse de um indivíduo, denunciado por populares. Ele foi preso em flagrante e autuado pelo crime de posse irregular de arma de fogo. O suspeito foi levado, junto ao armamento, ao 4º Distrito Policial da cidade, para os demais procedimentos legais cabíveis.

Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás