O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, anunciou nesta quarta-feira (15), que pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) descobriram, em testes laboratoriais, um medicamento que reduz em até 94% a carga viral da Covid-19.

Os cientistas brasileiros analisaram mais de 2 mil medicamentos, selecionando seis que demonstraram potencial em diminuir a reprodução do novo vírus. Os fármacos selecionados foram submetidos a testes com células infectadas em testes laboratórios, onde se confirmou que um deles foi capaz de reduzir em 94% a carga viral do coronavírus.

O nome do medicamento só será revelado quando os testes clínicos efetuados em pacientes com Covid-19 comprovem, definitivamente, a sua eficácia. Entretanto, os pesquisadores informaram que o fármaco em análise possui baixo custo, ampla distribuição em farmácias brasileiras e não apresenta efeitos colaterais graves, sendo indicado, inclusive, para uso pediátrico.

As técnicas utilizadas pelos cientistas do centro de pesquisa da cidade de Campinas, interior de São Paulo, foram de biologia molecular e estrutural, computação científica, quimioinformática, inteligência artificial e informações de literatura científica para examinar as moléculas de medicamentos que já são utilizados no tratamento de outras doenças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui