Foi autorizado pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde, o financiamento de 3.201 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes com Covid-19, onde serão desembolsados R$ 153,64 milhões. Da totalidade de vagas hospitalares, 146 são destinadas para Goiás, direcionando um investimento de R$ 6,5 milhões ao Estado.

A portaria que permitiu este financiamento foi publicada, nesta terça-feira (2), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Assinada pelo ministro da Saúde Eduardo Pazuello, a medida beneficiária 150 cidades distribuídas em 22 estados brasileiros.

Os municípios goianos que receberão estes novos leitos de UTI serão Rio Verde, que será contemplada com 10 leitos; Jataí, com 10 leitos; Mineiros, com 5; Itumbiara, com 8 leitos; Goiânia, com 66; Anápolis, com 5; Aparecida de Goiânia, com 30 leitos; Catalão com 7 e Formosa com 5 leitos.

Já havia sido permitido anteriormente, no mês de janeiro, o financiamento de 1.135 UTIs. Entretanto, com a crescente demanda por vagas hospitalares, foi realizada esta atual expansão no quantitativo de leitos disponibilizados pelo governo federal.

(Com informações do Jornal Opção)