Foto: Arquivo

Por: Vando Nascimento

A cidade de Quirinópolis GO (290 km da Capital), já viveu momentos de terror em relação à segurança pública, o número de homicídio era considerado muito alto para uma população de um pouco mais de 50 mil habitantes. No ano de 2015 foram registradas 54 homicídios, ocasião que precisou uma força tarefa das polícias civil e militar do estado para conter a situação, muitas das mortes ligadas ao tráfico de drogas e/ou vingança.

As forças de segurança do estado e parceria com o município, vem desenvolvendo várias ações para coibir e diminuir o crime na cidade, o aumento no efetivo da Polícia Militar (PM) e a consolidação da Guarda Municipal (GCM), com maior efetivo e poder de polícia tem mostrados resultados positivos que estão sendo sentidos pela população.

Fizemos um comparativo dos 6 primeiros meses de 2019 comparando com o mesmo período de 2018, os resultados são surpreendentes.

Em 2019 40 foragidos foram recapturados e levados a prisão

34 ocorrências de tráfico de drogas com envolvidos presos e drogas apreendidas

24 armas de fogo foram tiradas de circulação e os envolvidos por posse ou porte irregular foram presos

299 veículos e 575 pessoas foram abordadas, nessas abordagens que são encontradas armas, drogas e foragidos da justiça, ação necessária para uma boa segurança pública

A redução mais impressionante foi no número de homicídio, em 2018 nos seis primeiros meses foram registrados 14 mortes, já em 2019 foram apenas 05, redução de quase 70% e bem distante do número assustador de 2015 já citados acima

No entanto a maior redução foi de roubos (assaltos), em 2018 o número registrado foi de 125 ocorrências dessa natureza, já em 2019 o número caiu para 27, redução drástica de 78%.

Com todos esses comparativos podemos afirmar que a PM sob o comando do Major Rogério Bispo e a GCM sob o comando de Percival Ferreira tem desempenhado um excelente trabalho quanto à segurança de Quirinópolis. Os comandantes no entanto enaltecem seus comandados e afirmam que são valorosos soldados que lutam diuturnamente para combater a criminalidade.

FOTO: Arquivo

Além do reconhecimento da população que afirmam estarem se sentindo mais seguras no últimos tempos, o Major Bispo tem recebido o reconhecimento de seus superiores, a Cel. Silvana, Comandante do 8º CRPM, homenageou o Major pelo ótimo desempenho no comando da 12ª CIPM, da mesma forma o Conseg de São Simão prestou homenagem reconhecendo o trabalho desempenhado pelo comandante naquela cidade pertencente a sua circunscrição de comando.

FOTO: Arquivo

Vale ressaltar que o número de policiais militares e civis e GCMs são muito abaixo do necessário, uma pareceria entre Prefeitura de Quirinópolis com o repasse mensal de 10 mil reais tem sido feito para que policiais que deveriam estar de folga, tire serviço recebendo uma diária adicional, garantindo assim um número maior de policiais na ruas, segundo o Prefeito Gilmar Alves, o efetivo da GCM também será aumentado, passando de 7 para 15 agentes, quanto a Polícia Civil (PC), o Governo do Estado não tem sinalizado para uma melhoria e aumento no efetivo de policiais e delegados. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) com um posto na GO 206 sentido Quirinópolis a Gouvelândia, foi elevado a Companhia Independente, sob o Comando do Major Heber Souza e já tem demonstrado que investir em segurança pública de qualidade com efetivo e condições de trabalho, é a alternativa correta.

Parabéns a todos os envolvidos na segurança de nossa cidade, que deixam suas famílias e saem às ruas para nos protegerem, mesmo na incerteza de voltarem para suas casas! São bravos heróis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui