Por volta das 20h30min do dia 13/06/2021, a equipe de serviço da 15ª CIBM/Quirinópolis, composta por quatro bombeiros militares 2º Sgt Cristiano, 3º Sgt Luciana, 3º Sgt Mônica e Cb Barbosa, deslocaram até a Fazenda Cachoeirinha do Rio Preto, distante 40 km da cidade de Quirinópolis para resgatar uma vítima do sexo masculino, que segundo parentes, sofrera um acidente enquanto caminhava pelo local, vindo a cair de uma encosta da serra,  com aproximadamente 20 metros de altura, local de difícil acesso.

Assim que a guarnição dos Bombeiros chegou à sede da fazenda, foram conduzidos por moradores até o ponto mais próximo onde a viatura poderia chegar, uma área da pastagem, e de lá partiram a pé visando localizar a vítima em uma parte mais elevada da serra. Uma distância de aproximadamente 800 metros mata adentro, uma vez que o local não havia rotas acessos. Um morador da fazenda que estava com a vítima após encontra-lo, permaneceu de lá, provocando “gritos”, para orientar os Bombeiros quanto ao local que estavam, os militares foram se deslocando pela mata escura, a qual eram abertas “picadas” por um dos moradores para que pudéssemos chegar até o ponto onde ambos estavam.

Foi uma caminhada de aproximadamente 1h30 até a localização à vítima Mabio Elias da Silva, 43 anos, a qual apresentava diversas lesões como fraturas em membros inferiores, superiores e suspeita de pneumotórax após sofrer uma queda de mais de 20 (vinte) metros. Estava consciente, porém se queixava de fortes dores e dificuldades em respirar. Imediatamente foi realizado procedimentos de primeiros socorros, imobilização e monitorização constante da vítima.

Durante toda a madrugada e início da manhã a guarnição com a utilização de prancha longa, maca envelope (tipo Sked), cordas e equipamentos de salvamento e resgate retiraram a vítima do local do acidente da serra até onde a viatura posicionou-se. O resgate e o transporte do acidentado foi uma tarefa delicada por conta de vários desníveis na serra, terreno acidentado, necessidade de abrir rotas para deslocamento e o período noturno de também comprometia a segurança tanto do paciente quanto da guarnição o que exigiu dos bombeiros muita cautela até conseguir chegar à parte baixa da serra.

Por volta das 9h da manhã à equipe de resgate chegou com a vítima até o “pasto”, onde estava a viatura, devidamente imobilizado na maca, foi conduzida até o Hospital Municipal na cidade de Quirinópolis para socorro especializado, finalizando a ocorrência por volta das 10h40 min. No total, foram mais de 15 horas de atendimento e socorro à vítima.

FONTE: Bombeiros de Quirinópolis