O fato foi registrado pela Polícia Militar (PM), como “morte a esclarecer”. Era por volta das 17h deste domingo (5), quando os policiais foram chamados ao Bairro Tonico Bento, onde o solicitante contou que estava em casa, momento em que percebeu um forte odor de gás de cozinha, vindo da casa vizinha.
O solicitante foi até o local, abriu a porta e deparou com a jovem de 19 anos de idade deitada debruços, no sofá, sem vida. Diante da cena, ele acionou a Polícia Militar, através do 190. A Polícia Civil foi comunicada do fato logo em seguida, acionando a polícia técnico científica.
O nome da vítima não foi divulgado.

Descubra o que fazer em caso de vazamento de gás:

1. Fecha a válvula imediatamente

As válvulas, normalmente, ficam atrás do fogão, mas se você tem o botijão de gás, feche a chave de lá diretamente. Não tente encontrar sozinho onde está o vazamento, usando o velho truque da espuma de sabão, por exemplo. Tenha em mente que a ação mais urgente é impedir que mais gás escape e, para isso, você precisa fechar a válvula. Dessa forma, evitando um acidente doméstico.

2. Abra as janelas

S

Quando você corta o fornecimento de gás, como ensinamos logo a cima, você evita problemas mais sérios, como o início de incêndio no local do vazamento. No entanto, se isso acontecer e você não conseguir fechar a válvula do gás, NÃO TENTE APAGAR O INCÊNDIO SOZINHO.

Saia de casa imediatamente e chame os bombeiros pelo número 193. Eles vão orientar você sobre o que fazer e, se for o caso, irão até você para apagar o incêndio.

Agora, se a situação não for tão extrema, além de fechar a válvula do gás, você deve também abrir as janelas e as portas nas proximidades do cômodo. Isso vai fazer com que o gás acumulado saia do ambiente com a corrente de ar.

3. Desligue a chave geral de eletricidade

Veja bem, caro leitor, estamos falando nessa matéria sobre grandes vazamentos de gás, não sobre aquele pequeno escape que sempre acontece quando a gente demora a acender a chama do fogão, sabe? Portanto, em caso de um grande vazamento de gás, NUNCA acenda ou apague a luz, jamais ligue ou desligue aparelhos eletrônicos.

Quando você pluga um aparelho na tomada, ou o tira de lá; e até mesmo quando você liga ou desliga a luz, o atrito pode acabar gerando pequenas faíscas e, em grandes vazamentos, isso pode ser o suficiente para causar um incêndio ou até mesmo a explosão do botijão. Portanto, desligue, imediatamente, a chave geral de eletricidade.

4. Não use celular ou telefone fixo

Também em caso de um grande vazamento de gás, você não deve usar o telefone fixo ou o celular dentro de casa. Mesmo se for para pedir socorro. O motivo é o mesmo pelo qual você não deve mexer com eletricidade em locais com vazamento.

Outro cuidado essencial é jamais ficar inalando o gás. Saia de casa e espere o socorro na rua ou na casa de algum vizinho. O gás de cozinha pode matar se inalado em grandes quantidades.

5. Para evitar acidentes relacionados a vazamento de gás, especialistas recomendam:

  • Não instale fogões ou gás por conta própria
  • Se uma das bocas do fogão desligou, não tente ligá-la imediatamente. Corte o fluxo de gás, deixe a casa bem ventilada, espere que a boca do fogão esfrie e, só então, volte a acendê-la
  • Não fogão a gás para aquecer sua casa no inverno
  • Quando for acender o forno ou mesmo uma chama do fogão a gás, certifique-se de que as chamas saiam de todos os orifícios.
  • A cor da chama é extremamente importante: deve ser azul. A cor vermelha (pode indicar que o gás está no final), verde ou alaranjada é uma razão para chamar especialistas.

Aprendeu agora o que fazer em situações assim? Agora que já falamos de coisa séria, e com dicas importante para evitar acidentes domésticos relacionados ao vazamento de gás. Que tal descontrair um pouquinho e falarmos de um outro tipo de gás? Confira também: 9 erros que todos cometem e que dão MUITOS gases.

Fonte: Incrível