O presidente Donald Trump voltou a criticar o embaixador britânico para os Estados Unidos nesta terça-feira (9), chamando-o de “um cara muito estúpido”, “maluco” e “pomposo”. Um dia antes, o presidente havia dito que romperia com o diplomata após um vazamento de informações em que a embaixada descreve Trump como uma pessoa “incapaz”.
“O embaixador maluco com que o Reino Unido enganou os Estados Unidos não é alguém que nos empolgue, é um cara muito estúpido”, escreveu Trump em uma série de tuítes criticando o embaixador Kim Darroch e a primeira-ministra britânica, Theresa May.
As novas críticas de Trump vêm após o fato de May ter apoiado o embaixador Darroch.
Trump também atacou May em relação à forma com tem conduzido a saída do Reino Unido da União Europeia, dizendo que ela foi tola e “incapaz de conclui-lo”. “Um desastre!”, afirmou.
As críticas de Trump começaram quando um jornal britânico divulgou de mensagens confidenciais do embaixador, descrevendo o atual governo americano como “inepto” e “disfuncional”. Darroch dizia que, neste governo, “é preciso apresentar seus pontos de forma muito simples, até bem leve”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/5/t/vMQjnAQEO5pyRuV7BfqA/ap19188625059246british-ambassador-kim-darrochassociated-press-sait-serkan-gurbuz.jpg)
O embaixador britânico Kim Darroch — Foto: Sait Serkan Gurbuz / Associated Press